2 cronicas

Notas de 2 Crônicas

  LIVRO  DE  2º CRÔNICAS

CLIQUE NO LINK DOS CAPÍTULOS ABAIXO PARA NAVEGAR PELO LIVRO

 OU USE AS TECLAS CTRL + F, PARA PESQUISAR.PARA MUDAR DE LIVRO USE O MENU ACIMA.

OBS:  OS ITENS SEM REALCE NÃO POSSUEM NOTAS.    ===>>  PARA RETORNAR AO TOPO UTILIZE A SETA ABAIXO E A DIREITA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Esboço 2º CRÔNICAS


I. Salomão: Contribuições Relevantes do Seu Reino (1.1—9.31)

A. A Instituição da Liderança de Salomão (1.1-17)

B. A Construção do Templo (2.1—5.1)

C. A Dedicação do Templo (5.2—7.22)

1. A Instalação da Arca (5.2-14)

2. Discurso Consagratório de Salomão (6.1-11)

3. Oração Consagratória de Salomão e a Glória de Deus (6.12—7.3)

4. Sacrifícios e Festas Consagratórias (7.4-11)

5. A Promessa e a Advertência de Deus (7.12-22)

D. A Fama de Salomão (8.1—9.28)

1. Realizações, Colônias e Política de Salomão (8.1-18)

2. Elogios da Rainha de Sabá (9.1-12)

3. Riquezas de Salomão (9.13-28)

E. Morte de Salomão (9.29-31)

II. Os Reis de Judá, de Roboão até o Exílio (10.1—36.23)

A. A Divisão e o Reinado de Roboão (10.1—12.16)

B. Reinado de Abias e Asa (13.1—16.14)

C. Reinado de Josafá (17.1—20.37)

D. Reinados de Jorão, Acazias e Atalia (21.1—23.15)

E. Reinado de Joás (23.16—24.27)

F. Reinados de Amazias, Uzias e Jotão (25.1—27.9)

G. Reinado de Acaz (28.1-27)

H. Reinado e Reformas de Ezequias (29.1— 32.33)

I. Reinados de Manassés e de Amom (33.1-25)

J. Reinado e Reformas de Josias (34.1—35.27)

K. Sucessores de Josias; o Exílio (36.1-21)

L. O Decreto de Ciro (36.22,23)

 

Autor:
Esdras (?)
Tema:
Adoração Verdadeira, Avivamento e Reforma
Data:
450—420 a.C.

 

Considerações Preliminares

Visto que 1 e 2 Crônicas eram originalmente um único livro no AT hebraico, o contexto histórico de 2 Crônicas pode ser visto em detalhes na introdução a 1 Crônicas. 2 Crônicas abrange o mesmo período de história que 1 e 2 Reis
— a saber: o reinado de Salomão (971—931 a.C.) e o reino dividido (930—586 a.C.). Diferentemente de 1 e 2 Reis, que seguem a história das duas partes do reino dividido, 2 Crônicas focaliza exclusivamente o destino de Judá. O
escritor considera Judá, o Reino do Sul, como o fluxo principal da “história da redenção” de Israel, posto que (1) o templo de Jerusalém permaneceu como o centro da verdadeira adoração a Deus, (2) seus reis eram descendentes
de Davi e (3) Judá, a tribo predominante entre os judeus que voltaram e reconstruíram Jerusalém e o templo. 2 Crônicas foi escrito da perspectiva sacerdotal da segunda metade do século V a.C., quando, então, o templo, o
sacerdócio e o concerto davídico voltaram a ter importância capital.

Propósito

Como 1 Crônicas, 2 Crônicas foi dirigido ao remanescente judaico que retornará, sentindo a urgente necessidade de reaver sua herança espiritual. Ao invés de salientar o lado sombrio do passado de Israel, o livro enfatiza o
avivamento, a reforma e a recuperação da fé para os exilados desalentados, que buscavam na terra prometida um futuro e uma esperança redentora.

Visão Panorâmica

O conteúdo de 2 Crônicas divide-se em duas seções principais. (1) Os caps. 1—9 tratam do reinado de Salomão, a época áurea de paz, poder, prosperidade e prestígio de Israel. Mesmo assim, consoante o propósito global de
Crônicas, cerca de dois terços desses nove capítulos focalizam a edificação e construção do templo como o centro da verdadeira adoração a Deus pelos israelitas (2—7).
(2) Os caps. 10—36 constituem um relato altamente seletivo dos reis de Judá depois da morte de Salomão e da divisão do reino. Em meio ao declínio espiritual e apostasia de Judá, 2 Crônicas ressalta certos reis dignos de menção:
Asa (14;15), Josafá (17;19;20), Joás (cap. 24), Ezequias (29—32) e Josias (34;35). Cada um deles promoveu e liderou avivamentos espirituais na nação. Cerca de 70% do conteúdo dos caps. 10—36 focalizam esses reis como
responsáveis por avivamento e reforma, ao passo que apenas 30% focalizam os maus reis, culpados da corrupção e colapso do reino. O livro termina quando Ciro, rei da Pérsia, permitiu aos exilados judeus voltarem para
reedificarem o templo de Jerusalém (36.22-32).

Características Especiais

Quatro características principais assinalam 2 Crônicas. (1) Seu escopo histórico corresponde praticamente ao do período de 1 e 2 Reis. (2) Seu enfoque no templo de Jerusalém é o motivo mais provável para Crônicas ter sido
colocado na divisão não-profética do AT hebraico, separando-o, assim, de Samuel e Reis, que estão colocados na divisão profética. (3) Trata de cinco avivamentos nacionais, inclusive: (a) o relato mais extenso no AT de um
avivamento espiritual no reinado de Ezequias (29—32) e (b) o maravilhoso avivamento sob Josias quando, então, foi achado “o livro da Lei” e lido publicamente, o que resultou numa renovação do concerto e na celebração da
Páscoa (34;35). (4) A exortação principal do livro é: “Buscai ao Senhor”. O livro ressalta repetidas vezes a importância de se buscar ao Senhor com diligência, de todo o coração (e.g. 1.6-13; 6.14; 7.14; 12.14; 15.1,2,12-15;
16.9,12; 17.4; 19.3; 20.3,4,20; 31.21; 32.20,22; 34.26-28).

Paralelo entre 2 Crônicas e o NT

O reino davídico fora destruído, mas a sua linhagem permaneceu, tendo seu cumprimento em Jesus Cristo (ver as genealogias em Mt 1.1-17 e Lc 3.23-38). Além disso, o templo de Jerusalém tem significado profético relacionado
com Jesus, que declarou: “Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo” (Mt 12.6). Jesus também fez uma comparação entre seu corpo e o templo: “Derribai este templo, e em três dias o levantarei” (Jo 2.19).
Finalmente, na nova Jerusalém, Deus e o Cordeiro substituem o templo: “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro” (Ap 21.22).

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 1º

1.7 PEDE O QUE QUISERES QUE EU TE DÊ. Deus, que dá boas dádivas aos seus filhos (cf. Mt 7.7-11), prometeu dar a Salomão tudo o que ele pedisse. Nós, também, podemos pedir coisas boas a Deus, pois Ele deseja conceder-nos as provisões necessárias para a vida (Mt 6.25-34), a presença do Espírito Santo (Lc 11.9-13), a graça, a misericórdia e a plena salvação para nos socorrer em todos os assuntos da vida (Hb 4.16; 7.25).

1.10 DÁ-ME, POIS, AGORA, SABEDORIA. A sabedoria, i.e., um coração sábio e discernidor, que observa e avalia tudo, do ponto de vista de Deus e da sua Palavra, é um dos maiores tesouros da vida (Pv 3.13-15). Deus deseja conceder essa sabedoria a cada crente. Nós a obtemos mediante a oração (v. 7; Tg 1.5), a iluminação do Espírito Santo (Rm 8.5-15; Gl 5.16-25; Ef 5.17,18) e a busca diligente das Escrituras, para aprendermos os caminhos de Deus (Sl 25.4; 119.2,3; At 17.11).

1.12 SABEDORIA E CONHECIMENTO TE SÃO DADOS. Salomão recebeu de Deus sabedoria e conhecimento, mas isso somente não ia garantir que ele perseverasse na fidelidade a Deus. Por essa razão, Deus lhe disse que tivesse o cuidado de andar nos seus caminhos e de guardar os seus mandamentos (ver 1 Rs 3.14). Ter sabedoria ou conhecimento admirável da Palavra de Deus não é garantia de que a pessoa viverá para Deus de acordo com essa sabedoria, nem que seguirá os caminhos do Senhor. No final da sua vida, Salomão afastou-se de Deus e deixou de fazer aquilo que ele sabia ser justo. Em conseqüência disso ele foi rejeitado por Deus (1 Rs 3.9,10; 4.29-34; ver 11.1 notas).

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 2º

2.1 UMA CASA AO NOME DO SENHOR. Salomão herdou do seu pai Davi o desejo de "edificar uma casa ao nome do SENHOR". Coube a Salomão levar a cabo o propósito de seu pai. A melhor herança que um pai pode legar a seu filho é um santo desejo de ver a casa e o reino de Deus estabelecidos na pureza, verdade e retidão.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 3º

3.1 E COMEÇOU SALOMÃO A EDIFICAR A CASA DO SENHOR. Uma comparação entre o templo de Salomão e o templo de Cristo (i.e., a igreja) revela o seguinte:

(1) O templo de Salomão foi edificado pelo filho de Davi (2.1); a igreja foi edificada pelo descendente de Davi, o Senhor Jesus Cristo (Hb 3.4-6; Rm 1.3).

(2) O templo de Salomão foi edificado com ouro, prata e pedras preciosas (29.3-8); a igreja é edificada através das vidas redimidas dos que foram resgatados pelo preço do sangue precioso de Cristo (1 Pe 1.18,19; 2.5).

(3) O templo de Salomão ficava no monte Moriá (3.1); a igreja está edificada sobre a rocha da pessoa divina de Jesus e da sua morte expiatória (Mt 16.18; Ef 2.20).

(4) O templo de Salomão tinha sacerdotes mediadores terrenos (24.5); a igreja tem um Sumo Sacerdote celestial, ao qual todo crente pode acercar-se para a prossecução da salvação eterna (Hb 2.17; 7.25).

(5) O templo de Salomão foi adornado com ouro e ornamentos (22.5); a igreja é adornada com a santidade e o poder do Espírito Santo na vida do crente (At 1.8; 2.4; Gl 5.22; cf. 1 Pe 3.3,4).

(6) O templo de Salomão serviu de habitação especial de Deus entre o seu povo; a igreja é a habitação especial do Espírito Santo na terra (1 Co 3.16; 6.19).

(7) O templo de Salomão era terrestre e temporal (2 Rs 25.8,9); o templo de Cristo é celestial e eterno (Ap 21-22). (8) A igreja, portanto, é a herdeira e sucessora do tabernáculo e templo, como a habitação visível de Deus na terra (ver o estudo O TEMPLO DE SALOMÃO)


3.1 NA EIRA DE ORNÃ. Para mais pormenores a respeito deste terreno para o templo e das circunstâncias da sua obtenção, ver 21.16-30.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 5º

5.1 A CASA DO SENHOR. O AT dedica muita atenção ao templo, por causa da sua vital importância na preservação da verdadeira fé em Israel e sua comunhão com Deus. ver Ex 25.9, nota sobre o significado do Tabernáculo e suas interpretações tipológicas ante o novo concerto; ver, também, o estudo O TEMPLO DE SALOMÃO
5.14 A GLÓRIA DO SENHOR. Ver Ex 40.34 nota; 1 Rs 8.11 nota; ver o estudo A GLÓRIA DE DEUS
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 6º

6.10 EDIFIQUEI A CASA AO NOME DO SENHOR. A Bíblia com freqüência refere-se aos templos, relacionando-os à história da salvação. Os locais mencionados como habitação de Deus são: o Tabernáculo, o templo de Salomão, o templo de Ezequiel, o templo de Zorobabel, o templo de Herodes; o corpo de Cristo, a igreja; o corpo físico do crente individual e a nova Jerusalém (Ap 21.22). Para mais detalhes, ver o estudo O TEMPLO DE SALOMÃO

6.11 A ARCA. Ver 1 Rs 8.1 nota.

6.18 O CÉU DOS CÉUS NÃO TE PODEM CONTER. Ver 1 Rs 8.13 nota.

6.21 PERDOA. .Ver 1 Rs 8.39 nota
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 7º

7.1 A GLÓRIA DO SENHOR. A "glória do SENHOR" refere-se a uma manifestação visível da presença e do esplendor de Deus (ver o estudo A GLÓRIA DE DEUS)

7.12 O SENHOR APARECEU... A SALOMÃO. Ver 1 Rs 9.3 nota.

7.14 SE O MEU POVO... SE HUMILHAR, E ORAR, E BUSCAR... E SE CONVERTER. O castigo que Deus envia ao seu povo nos tempos de declínio moral, indiferença espiritual e de parceria com o mundo é a seca, a esterilidade e a peste (v. 13). A promessa de Deus (ver a nota seguinte), embora originalmente feita a Israel, é de igual modo aplicável ao povo de Deus em qualquer época, desde que este povo, uma vez sob castigo divino, satisfaça as seguintes condições para um avivamento espiritual e restauração do santo propósito e bênção de Deus para seu povo (cf. At 3.19):

(1) "Humilhar-se". O povo de Deus deve reconhecer as suas faltas, manifestar tristeza pelo seu pecado e renovar seu compromisso de fazer a vontade de Deus. Humilharmo-nos diante de Deus e da sua Palavra, importa em reconhecer nossa pobreza espiritual (11.16; 15.12,13,15; 34.15-19; Sl 51.17; Mt 5.3).

(2) "Orar". O povo de Deus deve clamar agonizante, pedindo-lhe misericórdia, deve depender totalmente dEle e confiar nEle para a sua intervenção. A oração deve ser fervente e perseverante até Deus responder do céu (cf. Lc 11.1-13; 18.1-8; Tg 5.17,18).

(3) "Buscar a minha face". O povo de Deus deve, com dedicação, buscar a Deus de todo o coração e ansiar pela sua presença e não simplesmente tentar fugir da adversidade (11.16; 19.3; 1 Cr 16.11; 22.19; Is 55.6,7).

(4) "E se converter dos seus maus caminhos". O povo de Deus deve se arrepender com sinceridade, abandonar pecados específicos e todas as formas de idolatria, renunciar o mundanismo e chegar-se a Deus; pedindo misericórdia, perdão e purificação (29.6-11; 2 Rs 17.13; Jr 25.5; Zc 1.4; Hb 4.16).

7.14 ENTÃO, EU OUVIREI... PERDOAREI... SARAREI. Quando são cumpridas as quatro condições da parte de Deus, para o avivamento e renovação espiritual do seu povo (ver nota anterior), cumpre-se também a tríplice promessa divina do avivamento:

(1) Deus desviará a sua ira do seu povo, ouvirá o seu clamor angustiado e atenderá a sua oração (v. 15). Noutras palavras, a primeira evidência de um reavivamento é Deus começar a ouvir, do céu, a oração e responder de lá (vv. 14,15) e a manifestar compaixão pelo seu povo (Sl 85.4-7; 102.1,2,13; Jr 33.3; Jl 2.12,13,18,19; ver o estudo FÉ E GRAÇA).

(2) Deus perdoará o seu povo, purificá-lo-á dos seus pecados e restaurará entre eles o seu favor, presença, paz, verdade, justiça e poder (cf. Sl 85.9-13; Jr 33.7,8; Os 10.12; Jl 2.25; 2 Co 6.14-18).

(3) Deus sarará o seu povo e sua respectiva terra, derramando novamente chuvas (i.e., favor e bênçãos físicas) e o Espírito Santo (i.e., despertamento espiritual entre o seu povo e entre os perdidos, cf. Sl 51.12,13; Os 5.14-6.3,11; Jl 2.28-32)

7.20 LANÇAREI DA MINHA PRESENÇA ESTA CASA. Ver 1 Rs 9.7 nota.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 8º

8.11 A FILHA DE FARAÓ. O casamento de Salomão com a filha de Faraó violava a lei de Deus (ver Dt 17.17; Ex 34.16). Embora Salomão estivesse dedicado à tarefa de edificar o templo e a guardar muitos dos preceitos de Deus, esse casamento demonstra que ele não submeteu todas as áreas da sua vida ao domínio de Deus. Deixando ele de resistir à sua principal tentação, isso resultou mais tarde na sua ruína. Procedendo assim, ele deixou uma área essencial da sua vida à mercê de Satanás (ver 1 Rs 4.29-34 nota; 11.1 nota). Se Satanás encontrar apenas uma área na vida do crente que não esteja sob o domínio de Deus, ele aloja-se nesse ponto, para desviar o crente de Deus.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 9º

9.29 OS DEMAIS ATOS... DE SALOMÃO. O escritor de Crônicas refere-se aos demais atos de Salomão, os quais são relatados com mais detalhes em 1 Rs 11. Salomão, nos seus últimos anos de vida, arruinou-se espiritualmente e afastou-se de Deus. Por fim, Salomão não somente desviou-se, mas também preparou o terreno para a divisão e a decadência de Israel, que ocorreram quase imediatamente depois da sua morte. Quanto à sua trágica condição espiritual, no fim da sua vida, ver 1 Rs 11 notas.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 10º

10.1 FOI ROBOÃO A SIQUÉM. Este capítulo corresponde ao momento, em que a nação de Israel dividiu-se em dois reinos (vv. 15-19; ver 1 Rs 12.20,24 notas). O reino do Norte chamou-se Israel, e o reino do Sul, Judá. Os principais fatos da história judaica aparecem neste livro, voltados para o reino de Judá. O escritor pouco diz do reino do Norte, focalizando sua atenção no reino do Sul, por três razões:

(1) O povo de Judá constituía-se na sua maioria do remanescente pós-exílico que regressou à Palestina, ao qual foram inicialmente dirigidos os livros de Crônicas;

(2) Judá permaneceu como o centro da adoração ao Senhor Deus; e

(3) Os reis de Judá descenderam de Davi, portanto participaram da promessa do concerto.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 11º

11.4 DE MIM PROVEIO ISSO. Deus dividiu Israel, para que Judá continuasse leal a Ele e se isolasse da crescente corrupção espiritual das demais tribos. Às vezes, o próprio Deus efetua a divisão a fim de preservar e proteger sua verdade revelada, seus retos padrões e os fiéis que querem permanecer leais a Ele (ver 1 Rs 12.24 nota; Mt 10.34 nota; Ef 4.3,5,13,15 notas).

11.14,15 JEROBOÃO... CONSTITUIU PARA SI SACERDOTES... PARA OS DEMÔNIOS. Ver 1 Rs 12.28 nota.

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 12º

12.1 TODO O ISRAEL. Aqui, o escritor emprega a expressão "todo o Israel", referindo-se ao reino de Judá apenas (cf. v. 4). Há ocasiões em que a mesma expressão refere-se apenas ao reino do Norte (10.16), ou aos dois reinos (9.30). Portanto, o sentido desta expressão deve ser determinado pelo contexto.

12.5 VÓS ME DEIXASTES A MIM, PELO QUE... O escritor de Crônicas ressalta freqüentemente que as bênçãos de Deus acompanham a obediência (11.17), ao passo que o castigo acompanha a desobediência (12.1-6). Quando o rei Roboão tornou-se infiel, Deus deixou de protegê-lo dos seus inimigos (v. 5). Não podemos esperar que Deus nos proteja do mal, dos perigos da vida, ou dos ataques de Satanás, se lhe formos infiéis e desobedientes à sua vontade. O poder protetor de Deus nos guarda somente através da nossa fé viva em Cristo (ver Rm 8.28 nota; 1 Pe 1.5 nota). "O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele" (15.2).

12.7 HUMILHARAM-SE. Quando pecarmos e formos castigados por isso, devemos humilhar-nos diante de Deus e reconhecermos que seus juízos são justos (v. 6; cf. 7.14 nota). O Senhor perdoará os nossos delitos e nos restaurará à sua graça e favor, e Ele poderá até mesmo reduzir o castigo que teríamos de sofrer.

12.14 FEZ O QUE ERA MAU, PORQUANTO NÃO PREPAROU O CORAÇÃO. Há uma relação direta entre buscar a Deus e a sua força com resolução e resistir ao mal. Para perseverarmos na fé, precisamos ter uma firme resolução de buscar a face de Deus,
mediante oração perseverante. Deste modo, conseguiremos resistir ao pecado, desprezar o mundo, obedecer à Palavra de Deus e seguir a orientação do Espírito Santo, até o dia de irmos estar com Deus. Por outro lado, sem esse propósito resoluto no coração do crente, este não demorará muito a abandonar a Deus e a salvação e se amoldará aos costumes ímpios da sociedade.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 13º

13.1 REINOU ABIAS SOBRE ISRAEL. Crônicas registra a vitória de Abias como resultado de ele e Judá confiarem em Deus (ver v. 18). O escritor de Reis não registra o incidente, antes declara que Abias "andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido" (1 Rs 15.3). A diferença entre Crônicas e Reis decorre do propósito dos diferentes escritores quando escreveram. O escritor de Reis tinha por alvo avaliar o quadro geral do reinado de cada rei. Já o escritor de Crônicas destaca os grandes momentos de fé e obediência da nação, para demonstrar que Deus ajudaria e livraria os israelitas, se confiassem em Deus e lhe obedecessem.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 14º

14.2 ASA FEZ O QUE ERA BOM. Durante os reinados de Roboão (cap. 12) e Abias (cap. 13; 1 Rs 15.1-8), decresceu em Israel a verdadeira adoração a Deus, enquanto que a idolatria aumentou. Surgiram vários locais de culto idólatra (1 Rs 14.21-24; 15.3). Ao assumir o reino, Asa iniciou a tarefa de expurgar a idolatria e de conclamar Judá a buscar a Deus e a obedecer aos seus mandamentos (vv. 3-5).

14.4 QUE BUSCASSEM AO SENHOR. Parte essencial de qualquer renovação espiritual ou avivamento entre o povo de Deus é a busca da face do Senhor (ver 7.14 nota). O escritor de Crônicas emprega o verbo "buscar [ao SENHOR]" oito vezes nos caps. 14-16 (14.4,7; 15.2,4,12,13,15; 16.12) e trinta vezes ao todo nos dois livros de Crônicas. Significa desejar e buscar com fervor a presença do Senhor, sua comunhão, seu reino e sua santidade (1 Cr 16.11). Buscar ao Senhor inclui:

(1) voltar-se de todo o coração para Deus, em oração fervorosa (Is 55.6; Jr 29.12,13);

(2) ter fome e sede de justiça e da presença do Senhor (15.2; Sl 24.3-6; Is 51.1; cf. Mt 5.8; Jo 4.14; ver Mt 5.6 nota);

(3) dedicar-se resolutamente a fazer a vontade de Deus e abandonar a prática de tudo que possa ser ofensivo a Deus (vv. 2-7; 7.14) e

(4) crer em Deus e depender dEle como nosso verdadeiro socorro (Hb 13.6), na certeza de que Ele é "galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6; 2 Cr 14.11; ver nota seguinte).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 15º

15.2 SE O BUSCARDES, O ACHAREIS. Buscar fielmente ao Senhor (ver a nota anterior) produz resultados maravilhosos.

(1) Os que buscam ao Senhor experimentam a paz de Deus (14.6,7); isso significa, não somente a ausência de conflitos, como também a realidade do perdão, uma consciência sem ofensa (At 24.16; 1 Tm 3.9) e o bem-estar que brota do correto relacionamento com Deus (cf. Is 26.3; At 10.36; Rm 5.1; Gl 5.22; ver Rm 8.1 nota; ver o estudo A PAZ DE DEUS).

(2) Os que buscam ao Senhor alcançam misericórdia, graça, "a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (ver Hb 4.16 nota; cf. 2 Cr 14.11-15).

(3) Os que buscam ao Senhor desfrutam da presença de Deus (vv. 1-4). Deus promete que todos que o buscarem de coração, achá-lo-ão. Sob o novo concerto, a presença de Deus através do Espírito Santo comunica força e consolo aos crentes, e os guia à verdade, à pureza e ao poder (ver Jo 14.16-26; 15.26,27; At 2.4; Rm 8.5-16; Gl 4.6). (4) Os que buscam ao Senhor podem, com firmeza, resistir aos seus inimigos (14.9-15; 16.7,8).
Esses terão muito poder, para com eficácia guerrearem contra Satanás e suas forças espirituais (cf. Ef 6.10-18; ver Mt 4.10 nota)

15.17 O CORAÇÃO DE ASA FOI PERFEITO TODOS OS SEUS DIAS. Observa-se a dedicação "perfeita" de Asa, ao Senhor, quanto a ele rejeitar a idolatria, e não precisamente na sua conduta em geral (ver a nota seguinte)
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 16º

16.7 PORQUE... NÃO CONFIASTE NO SENHOR TEU DEUS. Asa, nos seus últimos dias, deixou de perseverar em buscar ao Senhor. Ele serve de exemplo para todos os crentes, de que realmente é possível alguém desviar-se, mesmo depois de experimentar uma grande renovação espiritual. Neste capítulo temos três evidências do desvio espiritual de Asa.

(1) Deixou de confiar no Senhor e passou a confiar nos recursos humanos (vv. 7-9).

(2) Rejeitou o profeta de Deus e o perseguiu (v. 10). Um sinal inconfundível do retrocesso espiritual é o repúdio aos profetas de Deus, portadores da mensagem de repreensão e correção da parte de Deus (vv. 7-10; ver Lc 6.23 nota).

(3) Quando adoeceu, ao invés de primeiramente buscar a Deus para obter discernimento e livramento, buscou tão somente a ajuda dos seus médicos, que talvez se serviram de sortilégios e remédios ocultistas (v. 12).

16.9 SEUS OLHOS PASSAM POR TODA A TERRA. Deus tanto valoriza quem a Ele se consagra, que Ele busca tais pessoas em toda a terra e os assinala. Estes são os que o amam com dedicação e fidelidade e se identificam com a sua causa (Ez 9.3-6). Deus assim faz, para amparar e ajudar tais pessoas em todo e qualquer perigo (ver Ex 14.15-20; 2 Rs 19.35), aflição (Gn 37.34; Ex 2.23-25), ou provações (Gn 22.1-14) que venham a enfrentar.

16.9 AQUELES CUJO CORAÇÃO É PERFEITO PARA COM ELE. Deus distingue, entre o seu povo, aqueles cujas vidas estão totalmente entregues a Ele, e os demais que estão divididos entre Ele e o mundo. Essa verdade é também patente na avaliação que Cristo faz das sete igrejas, em Ap 2-3, onde Ele mostra o contraste entre os vencedores fiéis e os membros mornos da igreja (Ap 3.15,21; ver o estudo A MENSAGEM DE CRISTO ÀS SETE IGREJAS).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 17º

17.9 E ENSINARAM... O LIVRO DA LEI. Um reavivamento espiritual logo acabará, se não for baseado firmemente na Palavra de Deus e no compromisso inabalável de obediência aos seus ensinos. Isso é tão certo no novo concerto como o era no antigo. Qualquer movimento espiritual que não se basear firmemente na revelação original e fundamental de Cristo e dos apóstolos está fadado ao fracasso, ou tenderá ao emocionalismo ou ao humanismo (ver 34.30 nota; Ef 2.20 nota).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 18º

18.14 SUBI [À GUERRA]. Ver 1 Rs 22.15 nota.
18.22 UM ESPÍRITO DE MENTIRA. Ver 1 Rs 22.23 nota.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 19º

19.2 DEVIAS TU AJUDAR AO ÍMPIO... Josafá foi repreendido por associar-se a Acabe e ajudar esse inimigo de Deus (cf. cap. 18). O crente não deve unir-se aos ímpios, se tal relacionamento propaga a causa da iniqüidade, põe em risco a nossa dedicação a Deus, ou deturpa a verdade da sua Palavra.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 20º

20.3 JOSAFÁ TEMEU. Diante da maior crise da sua vida (vv. 1,2), Josafá enfrentou de modo exemplar uma circunstância que parecia insuperável. Começou a buscar o Senhor em jejum (v. 3), reuniu outras pessoas para orar (v. 4), confessou sua própria incapacidade (v. 12), obedeceu ao Espírito Santo (vv. 14-18), confiou totalmente no Senhor e na sua palavra (v. 20) e rendeu graças ao Senhor (vv. 21,22).

20.3 APREGOOU JEJUM. Pode-se intensificar a busca da face do Senhor (ver 15.2 nota) através do jejum. O jejum deve acompanhar regularmente a oração e o anseio do crente para que a vontade de Deus seja feita (ver Ed 8.23; Ne 9.1,2; Dn 9.3; ver Mt 4.2; 6.16 notas).

20.6 AH! SENHOR, DEUS DE NOSSOS PAIS. Josafá baseou sua oração e confiança em Deus, em cinco verdades principais:

(1) Deus tem poder sobre todas as pessoas e todas as situações (vv. 6,7);

(2) Deus tem sido fiel ao seu povo, no passado e no presente (vv. 7-9);

(3) o povo de Deus está falido sem Ele (v. 12);

(4) as promessas de Deus são um fundamento sólido para a fé (vv. 14-17,20); e

(5) a presença ativa de Deus entre o seu povo resulta em livramento e vitória (v. 17).

20.15 A PELEJA NÃO É VOSSA, SENÃO DE DEUS. Aqui, a força e o poder da fé são manifestos através do louvor a Deus com cânticos, antes de uma batalha (vv. 18,19). Semelhantemente, Paulo exorta os crentes: "fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder", ao lutarem contra as potestades e forças espirituais de Satanás (Ef 6.10).

20.33 OS ALTOS. Eram locais elevados, destinados à prática de culto idólatra. Deus queria que seu povo destruísse completamente esses lugares, para que não se envolvessem em semelhante adoração (Nm 33.52). A atração que o povo de Deus tinha por esses locais indicava que esse povo não tinha uma dedicação inabalável e total ao Senhor Deus.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 22º

22.7 JEÚ... A QUEM O SENHOR TINHA UNGIDO. Ver 2 Rs 9.8; 10.28 notas.
22.10 ATALIA. Ver 2 Rs 11.1 nota.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 23º

23.1 JOIADA. Ver 2 Rs 11.4, nota sobre a deposição de Atalia por Joiada (23.10-15), que colocou Joás no trono.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 24º

24.14 SACRIFICARAM HOLOCAUSTOS. Os primeiros sacrifícios foram oferecidos a Deus após Adão e Eva pecarem (Gn 4.3,4). A partir de então vários tipos de sacrifícios foram determinados, para que o povo de Deus entendesse a gravidade do pecado e a importância da adoração a Deus (ver Lv 1.2 nota). Além do holocausto aqui mencionado (cf. Lv 1.3-17), Deus requeria o sacrifício pelo pecado (Lv 4.3-21), o sacrifício pela culpa (Lv 5.6-19) e o sacrifício pacífico (Lv 3.1-17). O mais importante na oferenda de um sacrifício a Deus era um coração sincero, trazendo perante Ele o melhor que o ofertante possuía (cf. Lv 22.21). No livro de Malaquias, Deus repreendeu o povo porque estava oferecendo animais doentes ou defeituosos (Ml 1.6-14).

24.17 DEPOIS DA MORTE DE JOIADA. Ver 2 Rs 12.2 nota.

24.19 ENVIOU PROFETAS ENTRE ELES... MAS ELES NÃO DERAM OUVIDOS. Segundo o antigo concerto, Deus enviou profetas para admoestar o seu povo a ser-lhe fiel e a viver segundo os preceitos do concerto. Segundo o novo concerto, os profetas e suas mensagens continuam sendo fundamentais à vida da igreja. Desprezar ou rejeitar os verdadeiros profetas de Deus trará morte espiritual à igreja (ver o estudo DONS MINISTERIAIS PARA A IGREJA).

24.20 O ESPÍRITO DE DEUS REVESTIU A ZACARIAS. O Espírito Santo veio sobre (lit. "vestiu") Zacarias, e este desmascarou e repreendeu o pecado de Joás e dos líderes de Judá. Convencer do pecado é obra primordial do Espírito Santo (Jo 16.8). Muitas vezes, por meio de um porta-voz santificado como Zacarias, o Espírito revela o pecado, para conduzir os culpados ao arrependimento.

24.21 E O APEDREJARAM. Zacarias foi o primeiro profeta em Judá, do qual está escrito que foi martirizado. Foi morto por ser leal à verdade e aos caminhos retos de Deus e por testificar contra a apostasia do rei e do povo. Jesus referiu-se ao seu martírio e ao castigo da parte de Deus contra a geração daquele tempo (Mt 23.35; Lc 11.51). Jesus disse que o sangue de Zacarias era "justo", porque o profeta permaneceu fiel a Deus, quando a maioria abandonara seus caminhos. Zacarias foi morto "entre o altar e o templo" .

(Lc 11.51), i.e., na parte mais sagrada do pátio dos sacerdotes. A rejeição por Israel, das palavras dos profetas de Deus, acabou resultando na destruição do próprio povo, e na sua rejeição por Deus (ver 36.16).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 25º

25.2 PORÉM NÃO COM CORAÇÃO INTEIRO. Ver 2 Rs 14.1 nota.

25.7 NÃO DEIXES IR CONTIGO O EXÉRCITO DE ISRAEL. O escritor de Crônicas salienta o fato de Deus condenar alianças em que Judá deixava de confiar em Deus (cf. 16.2-9; 22.5; Ed 4.3). Uma aliança com os inimigos de Deus iria resultar na derrota do povo, efetuada por Deus (vv. 7,8). Os profetas de Deus constantemente reiteravam essa verdade (ver Is 57.13; Jr 17.5-8; 39.18).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 26º

26.1 UZIAS. O reinado de Uzias divide-se em duas etapas: os anos em que ele buscou ao Senhor, e os anos em que foi infiel ao Senhor. A Bíblia não deixa dúvida que buscar ao Senhor resulta em bênçãos e ajuda, ao passo que deixar de buscar a Deus resulta em fracasso espiritual e sofrimento (ver vv. 5-7 e 16-20; ver 15.2 nota).

26.5 NOS DIAS EM QUE BUSCOU O SENHOR. Enquanto Uzias continuou buscando ao Senhor e andou em seus retos caminhos, recebeu graça, força e socorro para reinar como rei de Judá (ver 14.4 nota).

26.16 HAVENDO-SE JÁ FORTIFICADO, EXALTOU-SE O SEU CORAÇÃO. Uzias não compreendeu que tudo que ele realizara provinha da ajuda de Deus (vv. 5,7) e dos outros (vv. 8,11-13); o resultado disso foi o orgulho, que o levou aos pecados de presunção e de infidelidade (ver Fp 2.3 nota).

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 28º

28.3 QUEIMOU OS SEUS FILHOS. O rei Acaz tanto entregou-se à idolatria e ao ocultismo, que queimou seus próprios filhos no fogo, como sacrifício aos deuses pagãos (ver Lv 20.1-5; Jr 7.31,32; ver 2 Rs 16.3 nota). Hoje, também, os filhos são destruídos de modo implacável fisicamente, pelos pecados do aborto e do maltrato a crianças, e espiritualmente, quando os pais deixam de lhes ensinar os caminhos do Senhor, segundo as Escrituras (ver Dt 6.7 nota) ou de separá-las e protegê-las da impiedade do mundo (ver o estudo O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO)

28.19 ACAZ DESVIARA A JUDÁ. A palavra "desviar" é também usada para descrever o pecado de Israel diante do bezerro de ouro (Ex 32.25). O verbo aí significa "tornar-se ingovernável", "desnudar" ou "repudiar restrições"; descreve o tipo de vida dos ímpios, que repudiam as restrições morais para a prática dos pecados da lascívia e da nudez (ver Ex 32.6 nota; 1 Ts 4.3-7 nota; ver o estudo PADRÕES DE MORALIDADE SEXUAL)
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 29º

29.1 EZEQUIAS. Ver 2 Rs 18.5 nota.

29.5 SANTIFICAI-VOS, AGORA... TIRAI... A IMUNDÍCIA. Quatro coisas são indispensáveis num avivamento e renovação espiritual do povo de Deus.

(1) Confissão de pecados conhecidos. Devemos reconhecer as áreas da nossa vida em que nos desviamos da vontade de Deus e da sua Palavra e devemos confessar diante de Deus esses pecados específicos (vv. 6,7; ver Sl 51.3; cf. Mt 5.25).

(2) Santificação da casa do Senhor (vv. 5,18). A igreja é a casa de Deus, segundo o novo concerto (2 Co 6.16; Ef 2.21,22; 1 Tm 3.15). Tudo o que nas crenças, no culto e na vida da igreja claramente contraria a vontade de Deus, conforme é revelado nas Escrituras, deve ser abolido. Semelhantemente, o próprio crente como templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), deve ser purificado de toda a injustiça (ver 1 Jo 1.9 nota; ver o estudo O TEMPLO DE SALOMÃO, e A SANTIFICAÇÃO).

(3) Renovação do concerto (vv. 10,11). Devemos renovar a nossa dedicação a Deus, ao seu reino e à sua causa justa na terra, e devemos manifestar um desejo sincero de desviar-nos da iniqüidade do mundo e resistir o pecado. (4) Anunciar um sacrifício expiatório (vv. 20-24). Devemos apropriar-nos, pela fé, da expiação pelo sangue de Jesus Cristo, que sofreu na cruz a fim de salvar e santificar o seu povo (ver Hb 9.11-14; ver 1 Co 10.16 nota)

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 30º

30.6 CONVERTEI-VOS AO SENHOR, DEUS. Converter-se dos caminhos pecaminosos, para Deus, é uma condição prévia essencial ao avivamento (cf. Zc 1.4). O verbo "converter-se" ocorre quatro vezes nos versículos 6-9, indicando que o povo de Deus estava desviado; mais apegado aos caminhos do mundo do que aos caminhos de Deus. Esta mensagem de arrependimento aplica-se hoje a todas as igrejas que deixaram o seu primeiro amor, que abraçaram doutrinas antibíblicas e que transigiram com o mundo (ver o estudo A MENSAGEM DE CRISTO ÀS SETE IGREJAS).

30.8 DAI A MÃO AO SENHOR. Ezequias ressalta quatro verdades a respeito do arrependimento genuíno.

(1) O povo de Deus precisa voltar-se a Ele, resolvido a abandonar o pecado e confessá-lo como Senhor, se quiserem experimentar o seu favor (vv. 6-8). Deus não abençoará os seus, enquanto tiverem prazer no pecado (Os 5.4,15).

(2) O povo de Deus deve voltar-se para Ele com a intenção sincera de cumprir os seus mandamentos. Se o povo de Deus não abandonar os caminhos pecaminosos do mundo, para viver em  pureza de coração e em obediência à sua Palavra, Deus fará vir calamidade e destruição, inclusive às suas famílias (ver v. 7; Mt 5.13 nota).

(3) O povo de Deus deve voltar-se a Ele com submissão, adoração e serviço, se quiser escapar da sua ira ardente contra o pecado. As palavras "dai a mão ao SENHOR" significam "submetei-vos ao SENHOR". Dá-se, assim, a mão como sinal de absoluta lealdade e fidelidade a Deus e aos seus justos caminhos (cf. 2 Rs 10.15; Ed 10.19; Ez 17.18). (4) O povo de Deus deve voltar-se a Ele com oração perseverante, se quiser experimentar novamente sua graça e compaixão (vv. 9,18-20,27; ver 14.4 nota).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 31º

31.4 PARA QUE [OS SACERDOTES] SE PUDESSEM DEDICAR À LEI. Ezequias ordenou que o povo desse aos sacerdotes e levitas as primícias e o dízimo de todas as suas colheitas (ver Ex 23.19; Lv 27.30-33; Nm 18.12,20-24; Dt 26). Isso daria condições aos sacerdotes de dedicarem-se plenamente a Deus e ao ministério da sua Palavra (ver o estudo DÍZIMOS E OFERTAS).
Semelhantemente, segundo o novo concerto, os líderes espirituais vocacionados por Deus devem ser sustentados pelos dízimos e ofertas do povo de Deus, para perseverarem "na oração e no ministério da palavra" (At 6.4; ver Gl 6.6-10 nota).

31.10 O SENHOR ABENÇOOU AO SEU POVO. Como condição para experimentar a bênção divina, o crente deve estar disposto e resolvido a contribuir com os seus recursos para a obra e ministério de Deus, tanto no seu país, como no exterior (cf. 1 Co 9.14; Fp 4.15-18). A recusa quanto a isso é um sinal de que o nosso amor a Deus e à sua causa é deficiente. Deus deseja que sirvamos a Ele, e não ao dinheiro (cf. Mt 6.24; ver 2 Co 8-9 notas).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 32º

32.1 DEPOIS DESSAS COISAS. O escritor de Crônicas observa que foi depois dos atos de fidelidade de Ezequias que Senaqueribe invadiu Judá (cf. 2 Rs 18-19; Is 36). Às vezes, aflições e provações vêm sobre um crente que é em tudo fiel e obediente a Deus. A garantia da fé, porém, é esta: aquele que está conosco é tão grandioso que pode aniquilar tudo que o inimigo venha a lançar contra nós (v. 7; cf. 1 Jo 4.4).

32.7 NÃO TEMAIS. As palavras de fé, faladas por Ezequias, podem ter sido inspiradas pela experiência e palavras do profeta Eliseu (2 Rs 6.16). A exortação de Ezequias, para que não temessem, ao lado da promessa de que "conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras" (v. 8), aplica-se a todos quantos seguem ao Senhor com amor, fé sincera e um coração puro. De conformidade com Isaías: "os pecadores de Sião se assombraram" (Is 33.14), mas "o que anda em justiça... habitará nas alturas" (Is 33.15,16).

32.19 E FALARAM DO DEUS DE JERUSALÉM. Ver 2 Rs 18.30 nota.

32.20 EZEQUIAS... ISAÍAS... ORARAM. Ver 2 Rs 19.1-34 e Is 37.1-35, para a oração de Ezequias. Ver 2 Rs 19.15,19 notas.

32.21 O SENHOR ENVIOU UM ANJO. Ver 2 Rs 19.35 nota.

32.24 EZEQUIAS ADOECEU. Para um relato mais completo da doença de Ezequias e da sua cura, bem como do sinal miraculoso que acompanhou a cura, ver 2 Rs 20.1-11 (Is 38.1-8; ver 38.1,5 notas).

32.31 PARA TENTÁ-LO. A maneira como Ezequias tratou os embaixadores de Babilônia está relatada em 2 Rs 20.12-19 e Is 39. Deus, às vezes, deixa de manifestar evidências do seu favor e da sua presença, a fim de provar os corações e a confiança firme dos seus servos mais chegados. Deus também pode testar a veracidade da devoção do crente a fim de adestrá-lo em humildade e prepará-lo para tarefas maiores ou responsabilidades de maior vulto.

(1) Algumas das maneiras de Deus provar o seu povo são:

(a) circunstâncias adversas prolongadas, como no caso de José, no Egito (Gn 39-40);

(b) aflições físicas e emocionais, como no caso de Jó (Jó 1-2);

(c) demora no cumprimento das promessas divinas, como no caso de Abraão e Sara (Gn 15-21) e dos sonhos de José (Gn 37; 42.6; Sl 105.17-19);

(d) uma difícil prova de obediência, como no caso de Abraão e Isaque (Gn 22) ou do rei Saul (1 Sm 15); e

(e) períodos de sequidão ou de noite espiritual, que surgem em algum momento da vida da maioria do povo de Deus.

(2) Aprender a confiar em Deus e permanecer fiel em meio a experiências difíceis produzem o fruto sazonado da fé inabalável, do caráter íntegro, da completa obediência e da aprovação divina (cf. 2 Co 12.7-10). No meio da sua prova severa, Jó declarou: "Mas ele [Deus] sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como o ouro" (Jó 23.10; cf. Zc 13.9). Ser provado por Deus não é primeiramente um sinal do seu desagrado ou juízo, mas pode realmente ser um sinal do seu propósito maior para aquele cujo coração Ele está provando.

 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 33º

33.13 E [MANASSÉS] LHE FEZ ORAÇÃO. Manassés apartou-se do Deus do seu pai Ezequias e tornou-se o rei mais ímpio da história de Judá. Mesmo assim, num tempo de crise e grande aflição (vv. 11,12), esse rei arrependeu-se de coração e clamou a Deus (vv. 12,13). O perdão concedido por Deus a Manassés, tendo em vista seu profundo arrependimento e humildade, ilustra de maneira comovente a verdade de que até mesmo os pecadores mais ímpios poderão receber graça, quando se humilham e clamam a Deus, de todo coração. Infelizmente, conforme enfatiza o escritor de 2 Reis, o reinado longo e ímpio de Manassés tinha conduzido muitos ao pecado e à ruína (2 Rs 21.9-15). Seu arrependimento e retorno a Deus não impediram as contínuas conseqüências da sua influência anterior para o mal (cf. 2 Rs 24.3,4; ver 23.26 nota).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 34º

34.1 JOSIAS. Ver 2 Rs 22.1 nota.

34.14 ACHOU O LIVRO DA LEI. Ver 2 Rs 22.8 nota.

34.24 TRAREI MAL SOBRE ESTE LUGAR. Os pecados do povo atingiram um ponto em que se tornou inevitável o castigo divino destruidor sobre eles (ver 2 Rs 22.13 nota).

34.27 E TE HUMILHASTE PERANTE DEUS. Ver 7.14 nota; 2 Rs 22.19 nota.

34.30 ELE [O REI JOSIAS] LEU... TODAS AS PALAVRAS DO LIVRO. Todo avivamento espiritual registrado no AT surgiu de uma renovada proclamação da Palavra de Deus e da obediência a ela.

(1) Josias leu as "palavras do livro do concerto" diante do povo, e os ouvintes voltaram-se para Deus (vv. 30-33).

(2) Numa ocasião anterior, Josafá e os levitas "ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do SENHOR" (17.9).

(3) Posteriormente, Esdras leu a Lei de Deus, seis horas por dia, durante sete dias a fio (Ne 8.3,18) e a explanou de tal maneira que o povo entendesse o que se lia (Ne 8.8). Todos os reais e duradouros avivamentos são marcados pela reposição da Palavra de Deus ao seu devido lugar de autoridade e de honra. Uma evidência segura de que o avivamento está começando entre o povo de Deus é o grande desejo de ouvir, estudar e obedecer a Palavra do Senhor (ver At 2.42).
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 35º

35.1 JOSIAS CELEBROU A PÁSCOA. Ver o estudo A PÁSCOA.

35.22 JOSIAS... NÃO DEU OUVIDOS ÀS PALAVRAS DE NECO, QUE SAÍRAM DA BOCA DE DEUS. A campanha militar de Neco contra a Babilônia, a potência militar mundial emergente, vinha da parte do Senhor Deus. Josias, embora fosse um homem justo, não compreendeu a vontade de Deus nesse assunto e decidiu opor-se ao exército de Neco. A falha de Josias, em não buscar a vontade e propósito de Deus, custou-lhe a vida.
 

*

NOTAS DE 2° CRÔNICAS 36º

36.6 SUBIU, POIS, CONTRA ELE NABUCODONOSOR. Ver 2 Rs 24.1, nota sobre as três fases da destruição e cativeiro de Judá por Nabucodonosor.

36.14 AUMENTAVAM DE MAIS EM MAIS AS TRANSGRESSÕES, SEGUNDO TODAS AS ABOMINAÇÕES DOS GENTIOS. O pecado mais comum do povo de Deus, no decurso da história da redenção, tem sido o de deixar de manter-se separado do povo ímpio ao seu redor; da sociedade ímpia em geral. Ao invés de recusar os costumes e modos de vida imorais dos ímpios, quase sempre o povo de Deus deixa-se atrair e conformar-se à cultura no meio da qual ele habita. Os que assim fazem, revelam sua infidelidade a Deus e daí, profanam a Casa do Senhor (ver 2 Rs 24.3 nota). A triste conseqüência disso é a destruição do povo de Deus e das suas famílias, por se conformarem com os modos ímpios do mundo (vv. 5-21; ver Rm 12.2 nota; ver também o estudo O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO).

36.15 PORQUE [DEUS] SE COMPADECEU. Os mensageiros de Deus que bradam contra os pecados do povo crente, quando este se conforma com o mundo (ver nota anterior), assim o fazem, movidos pela compaixão de Deus. Pregam suas mensagens com a firme esperança de que ninguém venha a perecer. A diminuta compaixão de certos pregadores, cuja mensagem leva o povo de Deus a adaptar-se à sociedade ímpia a seu redor, não é de Deus, como tampouco são dEle esses mensageiros (2 Tm 4.3,4).

36.16 ZOMBARAM DOS MENSAGEIROS DE DEUS. Entre os mensageiros enviados a chamar o povo de Deus ao arrependimento estavam Isaías, Jeremias e Ezequiel (cf. Jr 25.3-7; 35.12-15). Zombar dos mensageiros de Deus é a mesma coisa que desprezar as palavras de Deus (v. 16). Quem menospreza os profetas que condenam o pecado, a culpa e a apostasia está rejeitando o próprio Deus (ver At 9.4). A rejeição contínua dos profetas de Deus, por Israel, resultou no endurecimento do coração daquele povo, até que não houve mais remédio (ver o estudo O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO)

36.21 TODOS OS DIAS DA DESOLAÇÃO REPOUSOU. Segundo o mandamento de Deus, dado no monte Sinai, a terra tinha que ficar um ano sem cultivo cada 7 anos (Lv 25.1-7). Israel e Judá tinham deixado de observar esses anos sabáticos; por isso, mediante o exílio de setenta anos, Deus ia dar cumprimento a esses descansos sabáticos da terra (Jr 25.11,12; 29.10).

36.22,23 DESPERTOU O SENHOR O ESPÍRITO DE CIRO. O escritor termina Crônicas, ressaltando que apesar do pecado e apostasia de Judá, Deus continuou em ação, dando cumprimento às suas promessas feitas ao remanescente fiel do seu povo. Deus acionaria até mesmo os governantes mais poderosos do mundo para realizar seu propósito e cumprir a sua palavra (cf. Ed 1.1-3; Jr 25.11-14; 27.22; 29.10; 33.7-10).

 

FINAL DESTE LIVRO PARA RETORNAR CLIQUE NA SETA



 




 

 

 

 

 

 

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário