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Notas de Lamentações

  LIVRO  DE  LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

 

 

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Esboço
LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

 

I. A Devastação de Jerusalém (1.1-22)

A. Descrição da Cidade Destruída (1.1-7)

B. A Causa da Destruição (1.8-11)

C. A Agonia do Povo (1.12-22)

II. A Ira de Deus e a Tristeza de Jerusalém (2.1-22)

A. A Ira de Deus contra Sião (2.1-9)

B. A Angústia do Povo (2.10-17)

C. A Súplica do Profeta por Misericórdia (2.18-22)

III.     A Aflição e a Esperança do Povo de Deus (3.1-66)

A. O Clamor de Desespero (3.1-18)

B. A Confissão da Esperança (3.19-39)

C. A Chamada ao Arrependimento (3.40-42)

D. O Sofrimento do Profeta (3.43-54)

E. A Oração do Profeta (3.55-66)

IV. Passado, Presente e Futuro de Sião (4.1-22)

A. Contraste Entre o Passado e o Presente de Sião (4.1-12)

B. A Causa da Assolação de Sião (4.13-20)

C. Castigo de Edom e Restauração de Judá (4.21,22)

V. A Oração pela Restauração (5.1-22)

A. A Necessidade de Misericórdia (5.1-15)

B. A Confissão do Pecado (5.16-18)

C. O Apelo por Restauração (5.19-22)

 

Autor:
Jeremias
Tema:
Tristeza Presente e Esperança Futura
Data:
586-585 a.C.

 

Considerações Preliminares

O título deste livro deriva-se do subtítulo das versões grega e latina do AT — “As Lamentações de Jeremias”. O AT hebraico o inclui como um dos cinco rolos (juntamente com Rute, Ester, Eclesiastes e Cantares) da terceira parte da Bíblia
hebraica os hagiógrafos (“Escritos Sagrados”). Cada um desses cinco livros era tradicionalmente lido num evento determinado do ano litúrgico judaico. Este, se lia no nono dia do mês de ab (cerca de meados de julho), quando, então, os judeus
relembravam a destruição de Jerusalém. A Septuaginta colocou Lamentações imediatamente após o profeta Jeremias, onde aparece na maioria das Bíblias de hoje.
Quanto a Jeremias ser autor de Lamentações, tem sido há muito tempo o consenso entre as tradições judaica e cristã. Entre as evidências que respaldam esta conclusão estão as seguintes. (1) Por 2 Cr 35.25, sabe-se que Jeremias compunha
lamentações. Além disso, o livro profético de Jeremias contém referências freqüentes ao seu pranto por causa da devastação iminente de Jerusalém (ver Jr 7.29; 8.21; 9.1, 10, 20). (2) A vívida descrição em Lamentações daquele evento
catastrófico sugere um relato de testemunha ocular; Jeremias é o único escritor conhecido do AT que testemunhou em primeira mão a tragédia de Jerusalém em 586 a.C. (3) Há vários paralelos temáticos e lingüísticos entre o livro de Jeremias e
Lamentações. Por exemplo: os dois livros atribuem o sofrimento de Judá e a destruição de Jerusalém à sua persistência no pecado e à rebelião contra Deus. Nos dois livros, Jeremias chama o povo de Deus de “filha virgem” (Jr 14.17; 18.13; Lm
1.15; 2.13). Estes fatos, juntamente com as semelhanças entre os dois livros, quanto ao seu estilo poético, indicam o mesmo autor humano.
A desolação de Jerusalém é retratada em Lamentações de modo tão vívido e claro que indica ter sido experimentada pelo autor como um evento recente. Jeremias tinha entre cinqüenta e sessenta anos quando a cidade caiu; ele sentiu
profundamente esse trauma e se viu forçado a ir ao Egito contra a sua vontade em 585 a.C. (ver Jr 41—44), onde morreu (talvez martirizado) na década seguinte. Assim, o mais provável é que o livro foi escrito imediatamente após a destruição
de Jerusalém (586-585 a.C.).

Propósito

Jeremias escreveu uma série de cinco lamentações a fim de expressar sua intensa tristeza e dor emocional por causa da trágica devastação de Jerusalém, que compreende: (1) a queda humilhante da monarquia e do reino davídicos; (2) a
destruição total dos muros da cidade, do templo, do palácio real e da cidade em geral; e (3) a lamentável deportação da maioria dos sobreviventes para a distante Babilônia. “Jeremias ficou sentado chorando, e lamentou sobre Jerusalém com esta
lamentação”, diz um subtítulo do livro na Septuaginta e na Vulgata Latina. No livro, a mágoa do profeta jorra como a de um enlutado no sepultamento de um amigo íntimo que teve morte trágica. As lamentações reconhecem que a tragédia era o
juízo divino contra Judá pelos longos séculos de rebeldia contra Deus. Chegara o dia da prestação de contas, e foi muito terrível. Em Lamentações, Jeremias não somente reconheceu que Deus é reto e justo em todos os seus caminhos, como
também que é misericordioso e compassivo com todos os que nEle esperam (3.22,23, 32). Assim sendo, Lamentações levou o povo a ter esperança em meio ao desespero, e a olhar para além do juízo daquele momento, para o tempo futuro em
que Deus restauraria o seu povo.

Visão Panorâmica

Cada uma das cinco lamentações é completa em si mesma. A primeira (cap. 1) descreve a devastação de Jerusalém e o lamento do profeta sobre ela, ao clamar a Deus com alma angustiada. Às vezes a sua lamentação é personificada, como se
fosse a da própria Jerusalém (1.12-22). Na segunda lamentação (cap. 2), Jeremias descreve a causa dessa devastação como resultado da ira de Deus contra um povo rebelde que se recusou a arrepender-se. O inimigo de Judá foi o instrumento
do juízo de Deus. O poema seguinte (cap. 3) exorta a nação a lembrar-se que Deus realmente é misericordioso e fiel e que Ele é bom para aqueles que nEle esperam. O quarto poema (cap. 4) reitera os temas dos três anteriores. No poema final
(cap. 5), após a confissão do pecado e da necessidade de misericórdia de Judá, Jeremias pede que Deus restaure seu povo ao favor divino.
As cinco lamentações do livro, que correspondem aos cinco capítulos, têm vinte e dois versículos cada (exceto o cap. 3, que tem vinte e dois multiplicados por três: ou seja, sessenta e seis versículos); vinte e dois é a quantidade de letras do
alfabeto hebraico. Os quatro primeiros poemas são acrósticos alfabéticos, i.e., cada versículo (ou no cap. 3, cada conjunto de três versículos) começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico, de modo sucessivo, de Álefe a Tau. Essa
estrutura alfabética, além de ser uma ajuda para a memória, realiza duas coisas. (1) Transmite a idéia que as lamentações são completas e abrangem tudo, desde A até Z (Álefe a Tau). (2) Pressupõe que o profeta se proíbe de continuar com
prantos e gemidos intermináveis. Os lamentos chegam ao fim, assim como algum dia o chegaria para o exílio e a reedificação de Jerusalém.

Características Especias

Cinco aspectos principais caracterizam o livro de Lamentações. (1) Embora cânticos de lamento individual ou comunitário ocorram nos Salmos e livros proféticos, somente este livro da Bíblia está composto exclusivamente de poemas cheios de
pesar. (2) Sua estrutura literária é inteiramente poética, sendo que quatro das cinco lamentações são acrósticas (ver o parágrafo final da “Visão Panorâmica”). Em consonância com a estrutura poética do livro, o quinto poema tem também vinte e
dois versículos. (3) Enquanto 2 Rs 25 e Jr 52 descrevem o evento histórico da destruição de Jerusalém, somente este livro retrata vividamente as emoções e sentimentos daqueles que realmente experimentaram a catástrofe. (4) No centro do livro
há uma das mais enérgicas declarações em toda Bíblia quanto a fidelidade e a salvação de Deus (3.21-26). Embora Lamentações comece com um lamento (1.1,2), termina, de modo apropriado, com uma nota de arrependimento e esperança de
restauração (5.16-22). (5) Não há citações deste livro no NT; somente umas poucas possíveis alusões (cf. Lm 1.15 com Ap 14.19; Lm 2.1 com Mt 5.35; Lm 3.30 com Mt 5.39; Lm 3.45 com 1 Co 4.13).

O Livro de Lamentações ante o NT

Embora Lamentações não seja citado em nenhum lugar do NT, tem realmente muita relevância para aqueles que crêem em Cristo. Assim como Rm 1.18—3.20, esses cinco capítulos exortam os crentes a refletir sobre a gravidade do pecado e a
certeza do juízo divino. Ao mesmo tempo, fazem lembrar que, por causa da compaixão e misericórdia do Senhor, a salvação está à disposição daqueles que se arrependem dos seus pecados e se voltam a Ele. Além disso, as lágrimas do profeta
relembram as lágrimas de Jesus Cristo, que chorou por causa dos pecados de Jerusalém ao prever a destruição da cidade pelas mãos dos romanos (Mt 23.37,38; Lc 13.34,35; 19.41-44).
 

 

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NOTAS DE  LAMENTAÇÕES  1º

1.1 COMO SE ACHA SOLITÁRIA AQUELA CIDADE. Jeremias expressa sua profunda tristeza pela queda de Jerusalém e das infelizes circunstâncias que a motivaram. A cidade santa é personificada como uma viúva abandonada, que perdeu seus filhos e que foi traída por suas amigas; a viúva está em completa solidão, sem ninguém que a console.

1.5 A ENTRISTECEU, POR CAUSA... DAS SUAS PREVARICAÇÕES. A catástrofe do sofrimento, da assolação e da perda é atribuída ao pecado do povo (cf. vv. 8,9,14,18,20,22). Foi o povo que provocou o seu próprio castigo. Viver no pecado sempre resulta em trágicos resultados (Rm 6.23).

1.7 ELA [JERUSALÉM] NÃO TINHA QUEM A SOCORRESSE. Quem vive de acordo com a própria vontade, rejeitando, ao mesmo tempo, a convicção do Espírito Santo no seu coração, ver-se-á abandonado na hora da necessidade. Tal desfecho pode ser evitado somente através do santo temor de Deus.

1.12 A MINHA DOR. Nos onze primeiros versículos deste capítulo, o lamento é de Jeremias; nos versículos 12-22, o lamento é o de Jerusalém personificada.

1.12 NO DIA DO FUROR DA SUA IRA. Há crentes que ressaltam o amor e o perdão de Deus, mas não fazem caso da sua grande aversão ao pecado. A idéia de que, por causa do seu amor, Cristo tolera o pecado, não tem qualquer apoio bíblico (ver Am 19.15-17 notas). Para uma compreensão da ira divina futura contra o pecado é preciso a leitura e estudo do livro de Apocalipse.

1.18 VEDE A MINHA DOR. Este versículo espelha o tema principal do livro de Lamentações: o pecado traz dor e tristeza. A pessoa pode gozar, por algum tempo, os prazeres do pecado, mas finalmente a escravidão a Satanás e as conseqüências dos desejos pecaminosos tornar-se-ão evidentes (Jo 8.34; Rm 1.26-32).

1.22 VENHA TODA A SUA INIQÜIDADE À TUA PRESENÇA. Orar pedindo o castigo divino contra as nações iníquas e todos aqueles que se opõem à obra de Deus é apropriado, se aqueles que assim oram estão preocupados com a glória de Deus, com o evangelho e com sua causa santa na terra.

 

 

 

 

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NOTAS DE  LAMENTAÇÕES  2º

2.5 TORNOU-SE O SENHOR COMO INIMIGO. Quem conhece o Senhor e depois se desvia dEle, preferindo os prazeres do pecado, faz de Deus seu oponente. Israel e Judá fizeram assim, e sofreram duramente como resultado. O crente que abandona o Senhor e a sua Palavra, deve saber que Deus não permanecerá indiferente a isso. Virá a hora em que Deus castigará a todos os impenitentes (cf. Rm 2.8,9; Ap 2.16,22,23).

2.7 ENTREGOU NA MÃO DO INIMIGO. O Senhor entregou o seu povo apóstata aos inimigos para julgamento. Por sua vez, no novo concerto, tanto igrejas como indivíduos que se desviam para uma vida de pecado e que persistem nisso, voltam ao domínio de Satanás (1 Co 5.7).

2.9 NEM ACHAM VISÃO ALGUMA DO SENHOR. Deus já não se comunicava diretamente com o seu povo, porque o pecado motivara a supressão das profecias e visões do Senhor. Também, no novo concerto, o Espírito Santo pode deixar de manifestar seus dons e operações poderosas através dos crentes (cf. 1 Co 12-14), por causa do pecado do povo de Deus e seus dirigentes. Esse tipo de julgamento é uma indicação segura de que o povo de Deus desprezou o princípio bíblico de buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça. A solução, nesse caso, é abandonar toda conivência com o pecado, buscar a Deus com arrependimento e orar pela restauração da sua graça e do seu poder (ver o estudo DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE)

2.11 JÁ SE CONSUMIRAM OS MEUS OLHOS COM LÁGRIMAS. Jeremias chora por causa da tristeza e sofrimento causados pela rejeição de Deus, pelo seu povo. O próprio Jesus Cristo chorou pelo povo de Israel que, em breve, iria sofrer um castigo terrível por rejeitar a salvação provida por Deus (Lc 19.41-44), e o apóstolo Paulo revelou profunda tristeza e contínua preocupação por seus compatriotas, os judeus, que não queriam aceitar a Cristo (Rm 9.1-3; 10.1). Quem já foi alcançado pela redenção e a vida em Cristo, deve angustiar-se com o terrível sofrimento daqueles que ainda são escravos do pecado e de Satanás.

2.12 ONDE HÁ TRIGO E VINHO? As crianças pequenas e as maiores, famintas e angustiadas, clamavam às mães, pedindo alimento. Aqui, "vinho" (hb. yayin) significa, sem dúvida, o suco nutritivo da uva, e não uma bebida embriagante (ver o estudo O VINHO NOS TEMPOS DO ANTIGO TESTAMENTO)

2.14 NÃO MANIFESTARAM A TUA MALDADE. Uma das marcas do falso profeta de então, era que suas mensagens não condenavam o pecado do povo (ver estudo O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO). Na igreja, aqueles que não falam contra o pecado, consoante a obra convencedora do Espírito Santo (Jo 16.8-11), comprovam, assim, que são falsos pastores. Por outro lado, quem vive em santidade, com toda sinceridade, brada contra o mundanismo e o pecado na congregação, assim como Cristo fez (ver Ap 2-3), comprovam, assim, que são ministros fiéis do Senhor

2.18 CORRAM AS TUAS LÁGRIMAS. Jeremias conclama o povo à oração, ao choro e ao arrependimento, com a esperança de que Deus atenderá o clamor intercessório do remanescente deixado na cidade (cf. v.19).
 

 

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NOTAS DE  LAMENTAÇÕES  3º

3.1 EU SOU O HOMEM. O cap. 3 descreve o povo aflito de Israel como um ser humano sob juízo divino, mas esperançoso de restauração. Essa pessoa declara que o amor e o amparo de Deus virão àqueles que se arrependem e que continuam a esperar no Senhor (vv. 22-27).

3.8 ELE EXCLUI A MINHA ORAÇÃO. Para os ímpios uma das conseqüências terríveis de viver no pecado é que Deus não ouve as suas orações (cf. v. 44; Sl 18:41; Pv 1.28; Jr 7.16; ver o estudo A ORAÇÃO EFICAZ

3.21-33 POR ISSO, TENHO ESPERANÇA. Jeremias quer que o seu povo saiba que nem tudo está perdido. Razões para terem esperança. (1) A ira do Senhor é de curta duração, mas a sua misericórdia não tem fim (v. 22). Deus não rejeitou Judá como o povo do seu concerto, e Ele ainda tem um propósito para ele. (2) O Senhor é bom e misericordioso com aqueles que nEle esperam, com humildade e arrependimento (vv. 24-27). (3) O Senhor tem compaixão dos que sofrem, uma vez alcançado o alvo do sofrimento permitido por Ele (vv. 28-33; ver a nota seguinte).

3.27-33 SUPORTAR O JUGO. Deus, às vezes, permite aflições sobre crentes rebeldes, para realizar uma obra benéfica e purificadora na vida deles. Crentes em tais situações devem confessar seus pecados, buscar o perdão e confiar no Senhor quanto ao seu perdão e restauração.

3.33 NÃO AFLIGE... DE BOM GRADO. Deus não tem prazer em castigar as pessoas pelos seus pecados. Pelo contrário, Ele o faz porque precisa manter a ordem moral no mundo. Deus espera que o efeito final desta forma de aflição, seja a restauração espiritual da pessoa (ver Ez 18.23,32; Os 11.8; 2 Pe 3.9).

3.40,41 VOLTEMOS PARA O SENHOR. O profeta identifica-se com o povo, num exame de consciência, visando levar o povo a voltar ao Senhor, a obedecer à sua Palavra e a uma mudança sincera de coração. Se isso fizerem, Deus os ouvirá e os restaurará (vv. 55-58).
 

 

 

 

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NOTAS DE  LAMENTAÇÕES  4º

4.1-12 COMO SE ESCURECEU O OURO! Jeremias faz uma comparação entre as glórias de Jerusalém antes do cerco e a desolação atual do povo, advinda do julgamento divino que a rebelião e a apostasia do povo ocasionou.

4.13 DOS PECADOS DOS PROFETAS. A situação trágica de Judá foi conseqüência dos seus próprios pecados, dentre os quais Jeremias menciona dois tipos principais: (1) a corrupção dos pretensos líderes espirituais (ver Jr 26.7-11,16; Ez 22.26,28); e (2) a confiança do povo em promessas e acordos humanos e políticos, ao invés de confiarem em Deus (v. 17).

4.22 O CASTIGO... ESTÁ CONSUMADO. Jeremias profetiza que o cativeiro de Judá terminaria ao ser cumprido o propósito de Deus em afligi-lo, i.e., a Judá.
 

 

 

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NOTAS DE  LAMENTAÇÕES  5º

5.1-22 LEMBRA-TE, SENHOR. O último capítulo de Lamentações é uma oração intercessória, em que Jeremias reconhece que, embora Deus tenha determinado a ruína e a calamidade de Jerusalém, Ele ainda ouvirá o clamor dos seus, aceitará sua sincera confissão de pecados, e responderá com misericórdia e graça. NOSSA HERDADE PASSOU A ESTRANHOS. O profeta descreve vívidamente a desesperadora condição física e emocional dos exilados. A perseguição e o medo eram experiências comuns deles.
 

 

 

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